Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Visita internacional de cientistas à Serra de Santa Justa


Um grupo de 30 cientistas esteve em maio de 2011 em Valongo para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa e que são datadas do período do Ordovícico. Estas formações retratam geologicamente Valongo há cerca de 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.

Segundo frisam os especialistas que participaram nesta importante visita de estudo, estas formações, visíveis sem recurso a escavação, são únicas no mundo, sendo por isso um testemunho fundamental para estudos realizados e teorias formadas acerca do assunto.

Em vésperas do simpósio internacional que se realizou em Espanha, especialistas provenientes da Rússia, Austrália, China, EUA, República Checa, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e França estiveram então em Valongo, na Serra de Santa Justa.

Refira-se que os vestígios do período ordovícico, da era do paleozóico e durante o qual ocorreu o apogeu das trilobites, existentes na Serra de Santa Justa e Pias, tem suscitado o interesse dos especialistas nacionais e internacionais.

Consciente da importância do património geológico existente na Serra de Santa Justa, a Câmara Municipal de Valongo, em colaboração com o Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, arrancou em 1994 com o projecto do Parque Paleozóico de Valongo.

Voltar atrás
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt