Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Horta Biológica Ponte da Presa - já em funcionamento


A Câmara Municipal de Valongo disponibiliza à população a Horta Biológica Ponte da Presa, promovida em parceria com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto no âmbito do projeto «Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto”.

A cerimónia de apresentação da Horta Biológica Ponte da Presa realizou-se no dia 6 de fevereiro e incluiu o sorteio dos talhões e as assinaturas dos acordos de utilização. Os interessados em explorar um talhão com 25 metros quadrados apenas têm de contribuir com sete euros mensais.

Com 49 talhões e cerca de 2400 metros quadrados de área total, a Horta Biológica Ponte da Presa localiza-se nos terrenos do antigo horto municipal, numa oportunidade única para usufruir dos benefícios da agricultura biológica em pleno centro urbano da cidade de Valongo.

A agricultura biológica não utiliza fertilizantes nem pesticidas químicos ou sintéticos, respeitando os processos biológicos naturais. Além do acesso a alimentos mais saudáveis, frescos e saborosos, os praticantes de agricultura biológica ganham qualidade de vida, exercício físico e convívio.

“Queremos mais hortas biológicas. Estão criadas as condições para se fazerem coisas muito interessantes e para termos 300 talhões no concelho dentro de um a dois anos”, afirmou José Manuel Ribeiro, salientando que esta iniciativa permite uma mudança de comportamentos, evitando o abandono dos espaços. O autarca referiu ainda que estão a ser criadas as condições para os privados entrarem no projeto sem perderem a propriedade dos terrenos.

Os interessados em explorar um talhão numa horta biológica podem inscrever-se através da Lipor, sendo contactados quando surgirem vagas. Os formulários estão disponíveis em http://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/horta-a-porta/inscricao-horta-porta-a-porta/.

Voltar atrás
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt