Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Voluntários empenhados em cuidar das árvores na Santa Justa


Com o objetivo de continuar a criar diversidade na Serra de Santa Justa, uma área Rede Natura 2000 e Paisagem Protegida Local, a Câmara Municipal de Valongo colabora regularmente com o CRE.Porto no âmbito do FUTURO − projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A última ação desenvolvida no âmbito deste projeto integrou a iniciativa Parte de Nós 2014, promovida pela Fundação EDP.



Apesar da ameaça de chuva, perto de cinquenta pessoas deslocaram-se às Serras de Valongo, mais concretamente ao Monte de Santa Justa, para ajudar à manutenção desta área já reflorestada. A maioria dos voluntários eram colaboradores da EDP, familiares e amigos, mas contou-se também com a presença de funcionários e meios da Rede Ambiente e com vários Curadores da Floresta que, de forma muito empenhada, se dedicaram a eliminar invasoras da área em torno das árvores, redefinir as caldeiras, adicionar composto na base das mesmas (Nutrimais gentilmente cedido pela Lipor) e fixar as árvores aos tutores através de fitas de ráfia.



A área em intervenção ardeu há dois anos e estava ocupada com espécies exóticas como o eucalipto, acácias e háquea picante. Ali foram removidos eucaliptos e acácias, realizadas ações de controlo de háquea e plantadas 922 árvores autóctones (carvalhos-alvarinho, sobreiros, medronheiros, pilriteiro e castanheiros) nas campanhas de 2012/13 e 2013/14.



Como refere o CRE.Porto na sua notícia “Cada um@ deixou um pouco de si no Monte de Santa Justa e levou para casa a boa disposição natural após uma boa atividade no campo e a esperança de ir ao Monte daqui a alguns anos colher medronhos e bolotas para fazer compotas e pão!”



Para ver mais fotografias da ação aceda a http://embaixadadafloresta.blogspot.pt.

Voltar atrás
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt