Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Dia 31 de maio as Rotas das Árvores e Florestas da AMP passaram por Valongo e Gondomar


Árvores protegidas e que nos protegem. Caminhar ao longo de um rio e visitar uma pequena aldeia às portas do Porto. Participar num rali fotográfico. Saborear a biodiversidade. E ainda... aprender a gerir a floresta e a usufruir das serras.

Este foi o desafio do dia 31 de maio, integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto.

Para explorar a Biodiversidade da Área Metropolitana do Porto percorremos Rede Natura 2000, em Gondomar e Valongo. A poucos quilómetros do centro do Porto, existe um paraíso ainda desconhecido de muitos dos habitantes da região. São segredos bem guardados no fundo dos fojos (fruto da mineração romana) e dos vales, ou no cimo das serras (Santa Justa e Pias), habitat de salamandras e plantas carnívoras.

Depois de uma breve apresentação, percorremos um trilho de cerca de 7 km, ao longo do rio Ferreira, um dos mais importantes rios da nossa região. As "surpresas" ao longo do caminho foram muitas, destacando-se a bucólica aldeia de Couce.

Desafiámos os participantes a guardar as suas memórias em fotografias, e para isso contámos com a preciosa ajuda de um especialista, João Nunes da Silva, um dos mais reputados jornalistas e fotógrafos de Natureza em Portugal. As melhores fotografias tiradas durante a manhã foram premiadas!

Tivemos ainda oportunidade de aprender um pouco mais sobre gestão florestal, com a Portucalea, e como usufruir das serras de forma sustentável, com o Alto Relevo. Ainda saboreamos a biodiversidade com a Diálogos da Primavera.
 
Mais detalhes e fotografias em www.100milarvores.pt.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Gondomar, Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com o apoio de Alto Relevo - Clube de Montanhismo, ARCA – Associação Recreativa e Cultural da Azenha, Diálogos da Primavera, João Nunes da Silva (Ilustranatur) e Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. É cofinanciada pelo ON.2.
Voltar atrás
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt