Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Libertação de corujas na Santa Justa - 7 de outubro 21h


Na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 21h, acompanhe-nos em mais uma ação muito especial: libertação de 2 corujas-do-mato que estiveram em recuperação no Parque Biológico de Gaia e que se encontram agora em condições de viver autonomamente em liberdade. Esta ação resulta de uma colaboração entre o Município de Valongo e o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia e visa também sensibilizar a população para a necessidade de conhecer melhor as espécies selvagens bem como o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna portugueses. O ponto de encontro será no Centro de Interpretação Ambiental, sito na Rua de Santa Helena, s/n - Valongo. A participação é livre e gratuita. Esta iniciativa integra as comemorações do Dia do Animal, que contemplam também uma Cãominhada pelo Corredor Ecológico e campanha de adoção, no dia 8 de outubro de manhã. Consulte o site do município para mais informações.
Ler mais...


Período crítico de incêndios prorrogado até 15 de outubro


Informa-se que o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, para o ano de 2016, foi prorrogado até 15 de outubro, por força das circunstâncias meteorológicas.
Ler mais...


Semana Europeia da Mobilidade assinalada em Valongo


O Município de Valongo associou-se à iniciativa da Comissão Europeia que pretende assinalar a “Semana Europeia da Mobilidade”, de 16 a 22 de setembro, no sentido de alertar a sociedade civil para os níveis elevados de poluentes atmosféricos, provocando graves problemas na saúde pública. Assim, o Município de Valongo pretende implementar medidas de caráter duradouro em prol de uma mobilidade sustentável, designadamente: 1. Ligação e sinalização de percurso entre a Estação de Valongo e o Corredor Ecológico/Parque das Serras do Porto, facilitando o acesso dos visitantes às serras, sem a utilização de transporte individual; 2. Colocação de suportes de estacionamento para bicicletas em alguns espaços verdes; 3. Realização de ação de sensibilização sobre esta temática, pelo concelho. Destaca-se a caminhada pelo novo troço do Corredor Ecológico, a decorrer no dia 22 de setembro, quinta-feira, pelas 11h30. Mais informações em www.cm-valongo.pt.
Ler mais...


A AMI promove a 21ª campanha de reciclagem de radiografias!


A campanha pretende alertar e sensibilizar a sociedade para a importância da reciclagem da prata contida nas radiografias, visando a minimização dos impactes ambientais. O sucesso desta missão depende de todos! Entre 13 de Setembro e 04 de Outubro entregue as suas radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico em qualquer farmácia no concelho de Valongo e ajude a AMI a continuar a sua missão!
Ler mais...


Dia Internacional dos Museus


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Valongo, através dos serviços da Cultura e do Ambiente, vai levar a cabo uma jornada intitulada "Explorando Museus e Paisagens Culturais de Valongo" no dia 18 de maio. A participação nesta atividade é gratuita mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 16 de maio através dos tels. 911 034 687, 911 034 971 ou email para museus.municipais@cm-valongo.pt. Mais informações disponíveis em www.cm-valongo.pt.
Ler mais...


Dia 31 de maio as Rotas das Árvores e Florestas da AMP passaram por Valongo e Gondomar


Árvores protegidas e que nos protegem. Caminhar ao longo de um rio e visitar uma pequena aldeia às portas do Porto. Participar num rali fotográfico. Saborear a biodiversidade. E ainda... aprender a gerir a floresta e a usufruir das serras.
Ler mais...


Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído


Assinalou-se, no dia 29 de Abril, o Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído.
Ler mais...


Obrigatoriedade de arranque e destruição de palmeiras infestadas com o escaravelho-da-palmeira


Conforme solicitado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, divulga-se informação relativa à "obrigatoriedade de arranque e destruição de palmeiras infestadas com o escaravelho-da-palmeira Rhynchophorus ferrugineus (Olivier)":
Ler mais...


Plantadas 9.000 árvores nativas na Serra de Santa Justa


Na época de reflorestação 2014/15, a Serra de Santa Justa ganhou mais 9.024 árvores de espécies autóctones, duplicando-se assim o número de exemplares plantados nos últimos oito anos. A árvore 9.000 foi plantada dia 20 de março.
Ler mais...


FAQtos em Valongo


A equipa FAQtos instalou, no passado dia 29 de janeiro, 5 sondas de monitorização contínua no concelho de Valongo, que farão a recolha dos níveis de campos eletromagnéticos durante cerca de 3 meses.
Ler mais...


Projeto Pulmão Verde - visita no terreno


Em 12 de dezembro de 2014 decorreu uma visita no âmbito do Projeto Pulmão Verde, liderada pelos presidentes das Câmaras Municipais de Valongo, José Manuel Ribeiro, de Gondomar, Marco Martins, e de Paredes, Celso Ferreira. Para ver mais fotografias clique aqui.
Ler mais...


Câmara Municipal de Valongo marcou presença na sessão de esclarecimentos promovida pela REN


A Câmara Municipal de Valongo marcou presença na sessão de esclarecimentos promovida pela REN- Rede Elétrica Nacional, S.A, no passado dia 28 de Novembro, nas suas instalações de Ermesinde.
Ler mais...


Sapadores e operacionais aprendem mais sobre plantas invasoras


Transcreve-se a notícia do CRE_Porto relativa à ação de formação sobre Plantas Invasoras que decorreu em Valongo. Uma excelente oportunidade para ficarmos mais aptos a combater esta problemática.
Ler mais...


Reflorestação Sta Justa - época de plantação 2014/2015


Está em curso a época de plantação florestal 2014/2015. Até fevereiro/março prevê-se a plantação de cerca de 9.000 árvores e arbustos autóctones na Serra de Santa Justa, duplicando assim o número plantado nos últimos anos.
Ler mais...


Algumas fotos do Congresso sobre Mineração Romana


Veja algumas fotos do 1.º Congresso sobre Mineração Romana em Valongo.
Ler mais...


Transferência de patos-reais do Parque Urbano de Ermesinde para a Pateira de Fermentelos


Na sequência da intervenção no lago do Parque Urbano de Ermesinde, a Câmara Municipal de Valongo procedeu à operação de deslocalização de parte da população de patos-reais alojada no lago para a Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, reconhecida como zona húmida protegida no âmbito da Diretiva Aves.
Ler mais...


Santa Justa com mais árvores autóctones


No dia 25 de outubro, mais de trinta pessoas dedicaram uma manhã de trabalho voluntário à plantação de árvores, contribuindo assim para a expansão da área de floresta autóctone das Serras de Valongo.
Ler mais...


Avísos Agrícolas de Entre Douro e Minho - circular n.º 16/2014


Consulte a circular n.º 16/2014, emitida pela Estação de Avisos de Entre Douro e Minho com o objetivo de divulgar avisos e conselhos úteis para os agricultores:
Ler mais...


Árvores com História: Carvalho-alvarinho


Um texto muito interessante sobre o carvalho-alvarinho, disponível no blog do "FUTURO - o projeto das 100.000 árvores na AMP":
Ler mais...


1º Congresso de Mineração Romana em Valongo - 8 e 9 de novembro


A Câmara Municipal é parceira do ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo na organização do 1º Congresso sobre Mineração Romana em Valongo, que se realizará nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 e que tem por objetivo sensibilizar para a relevância do património existente no território.
Ler mais...


Libertação de duas corujas-do-mato e um ouriço-cacheiro em Couce


A Serra de Santa Justa ganhou três novos habitantes: duas corujas-do-mato e um ouriço-cacheiro. Os animais foram devolvidos à Natureza dia 3 de outubro à noite na Aldeia de Couce, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Parque Biológico de Gaia, para comemorar o Dia Mundial do Animal.
Ler mais...


Já reparou?


No âmbito da comemoração da Semana Europeia da Mobilidade, atualizamos a nossa informação sobre a oferta de transportes coletivos rodoviários e ferroviários.
Ler mais...


Semana Europeia da Mobilidade


As comemorações da 13ª Semana Europeia da Mobilidade tiveram como tema “As nossas ruas, a nossa escolha”. Veja as fotos!
Ler mais...


Valongo esteve presente no FÓRUM: MUDA DE VIDA! Um desafio para a sustentabilidade na região


Decorreu no passado dia 06 de Setembro, no Parque Biológico de Gaia, o Fórum “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na região.”, promovido pela GEOTA em colaboração com a Designways, no âmbito do Projeto Europa, uma iniciativa da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
Ler mais...


Controlo de invasoras com a AMO Portugal


No sábado dia 26 de julho, decorreu na Serra de Santa Justa, na envolvência do Fojo das Pombas, uma ação de limpeza e controlo de plantas invasoras, essencialmente austrálias, com a participação de cerca de vinte pessoas, a maioria voluntários da AMO Portugal.
Ler mais...


Valongo na "Tenda da Geologia Viva" da FCUP


Durante a semana de 21 a 25 de julho, o Município de Valongo esteve presente na “Tenda da Geologia Viva”, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o painel itinerante sobre as Serras de Valongo/Parque Paleozoico e a observação à lupa de exemplares fósseis.
Ler mais...


Serras de Santa Justa e Pias apresentadas em Simpósio internacional


O Município de Valongo marcará presença no Simpósio Internacional sobre “Paisagens Mineiras Antigas na Europa Ocidental – Investigação e Valorização Cultural”, que decorrerá em Boticas, nos dias 25, 26 e 27 de julho. No âmbito desta participação, será apresentado um cartaz subordinado ao tema Valorização de Paisagens Culturais, intitulado “Serras de Santa Justa e Pias – Porquê proteger e valorizar?”
Ler mais...


Há Festa na Aldeia de Couce


Terminou com balanço positivo mais uma edição do Há Festa na Aldeia. No fim de semana de 5 e 6 de julho, o evento levou à aldeia de Couce milhares de pessoas, que usufruíram de variadíssimas atividades em contacto com a Natureza.
Ler mais...


"O meu Eco-Sistema" ao serviço dos cidadãos


Recordamos que a população tem ao seu dispor uma ferramenta inovadora para mais facilmente partilhar a sua opinião sobre diversas áreas de interesse para o território e até reportar eventuais anomalias, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida do seu Concelho.
Ler mais...


Valongo em destaque no “Boletim de Minas”


O Parque Paleozóico de Valongo e o Museu da Lousa estão em destaque no “Boletim de Minas”, editado pela Direção Geral Energia e Geologia:
Ler mais...


Voluntários empenhados em cuidar das árvores na Santa Justa


Com o objetivo de continuar a criar diversidade na Serra de Santa Justa, uma área Rede Natura 2000 e Paisagem Protegida Local, a Câmara Municipal de Valongo colabora regularmente com o CRE.Porto no âmbito do FUTURO − projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A última ação desenvolvida no âmbito deste projeto integrou a iniciativa Parte de Nós 2014, promovida pela Fundação EDP.
Ler mais...


Jogos e experiências para os mais novos na comemoração do Dia Mundial do Ambiente


O prado da Vila Beatriz acolheu, dia 5 de junho, diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Ambiente, organizadas pela Câmara Municipal de Valongo.
Ler mais...


Percurso do Regadio da Ponte Ferreira integra Embaixada da Água


No âmbito da Embaixada da Água, e em colaboração com o CRE.Porto, a Câmara Municipal de Valongo juntou cerca de duas dezenas de pessoas que fizeram o Percurso Pedestre do Regadio da Ponte Ferreira, no dia 15 de maio.
Ler mais...


Serras de Valongo na VII Feira/Mostra de Ciência


O Município de Valongo esteve presente na VII Feira/Mostra de Ciência, em Vila do Conde, com um espaço dedicado à promoção das Serras de Santa Justa e Pias, um território de facto com elevado valor científico.
Ler mais...


Voluntários limparam Rio Tinto


Cerca de duas dezenas de voluntários participaram na iniciativa "Vamos Limpar a Europa" que decorreu em Ermesinde e que incidiu na limpeza de um troço do Rio Tinto. O resultado da ação foi extremamente satisfatório pois permitiu recolher uma grande quantidade de resíduos e, ao mesmo tempo, permitiu sensibilizar a população para a importância destas iniciativas.
Ler mais...


Sensibilização para o Ruído


Consulte os materiais disponibilizados no âmbito do Dia Internacional de Sensibilização para ao Ruído, assinalado no dia 30 de abril - cartaz da Sociedade Portuguesa de Acústica e Folheto informativo desenvolvido pelo Município.
Ler mais...


Ainda se lembra como se monta um cocas?


Autarquia comemora Dia da Terra
Ler mais...


Visita aos rios mostrou património único


Cerca de duas dezenas de pessoas participaram na visita de campo realizada aos rios de Valongo, no âmbito do projeto “Embaixada da Água”, coordenado pelo CRE.Porto.
Ler mais...


Embaixada da Água também passa por Valongo


Até ao próximo mês de outubro, um vasto conjunto de entidades da região norte promovem a Embaixada da Água, uma iniciativa do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), reconhecido pela Universidade das Nações Unidas.
Ler mais...


Já conhece o kit didático sobre os ecossistemas ribeirinhos?


A educação para a sustentabilidade é um pilar estratégico na gestão de um território, dado que cidadãos mais informados e sensibilizados são em princípio mais ativos no que respeita à preservação do meio e ao usufruto regrado dos recursos. Com esta perspetiva, o serviço de Ambiente dinamiza visitas, ateliês e outras ações de sensibilização, assim como promove a edição de materiais que contribuam para a literacia ambiental, com particular ênfase nas camadas mais jovens da população.
Ler mais...


Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico


Em comemoração do quarto aniversário do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, na semana de 7 a 13 de abril, realizaram-se diversas iniciativas ao longo de todo o continente e Região Autónoma dos Açores. As mais de sessenta iniciativas programadas, da responsabilidade dos Parceiros aderentes, proporcionaram experiências variadas e inéditas a todos os interessados.
Ler mais...


Inaugurada Horta Biológica Ponte da Presa


O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou no sábado dia 29 de março a Horta Biológica Ponte da Presa. Localizada nos terrenos do antigo horto municipal, a horta ocupa uma área total de 2400 metros quadrados. Nos 49 talhões, já crescem morangos, pencas, rúcula, brócolos e tomates, entre outros produtos hortícolas.
Ler mais...


Conheça os vencedores do concurso Vi(r)ver a Floresta


Neste Dia Mundial da Árvore e da Floresta, temos o prazer de anunciar os vencedores do concurso escolar “Vi(r)ver a Floresta”!
Ler mais...


A Serra de Santa Justa ganhou mais mil árvores nativas


Na campanha 2013/2014, a Câmara Municipal de Valongo promoveu seis ações em parceria com o CRE.Porto, que incluíram limpeza de espécies invasoras e plantação de carvalhos-alvarinho, castanheiros, medronheiros e sobreiros.
Ler mais...


Trilhos do Paleozóico regressaram a 15 e 16 de março


A segunda edição dos Trilhos do Paleozóico realizou-se a 15 e 16 de março. Estavam confirmados mais de 1.200 atletas de trail running neste evento desportivo que teve como cenário principal as Serras de Santa Justa e Pias.
Ler mais...


Plantação Sta Justa - 1 de março - mais 124 árvores autóctones no terreno


Consulte no seguinte link a notícia do CRE_Porto relativa à ação de plantação de dia 1 de março, na serra de Santa Justa:
Ler mais...


Horta Biológica Ponte da Presa - já em funcionamento


A Câmara Municipal de Valongo disponibiliza à população a Horta Biológica Ponte da Presa, promovida em parceria com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto no âmbito do projeto «Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto”.
Ler mais...


Avisos Agrícolas de Entre Douro e Minho - circular n.º 14/2014


Consulte a circular n.º 14/2014, emitida pela Estação de Avisos de Entre Douro e Minho com o objetivo de divulgar avisos e conselhos úteis para os agricultores:
Ler mais...


Serra de Santa Justa ganha 100 novas árvores


A Câmara Municipal de Valongo promoveu sábado, dia 25 de janeiro, mais uma manhã dedicada à plantação de árvores e arbustos autóctones, na Serra de Santa Justa. O objetivo foi contribuir para a reconversão do coberto vegetal desta Área de Paisagem Protegida Local, tendo-se plantado 100 exemplares, incluindo carvalhos e sobreiros.
Ler mais...


Câmara Municipal apela à cedência de terrenos para hortas biológicas


O Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, apelou aos munícipes proprietários de terrenos abandonados que os cedam temporariamente ao Município para que possam ser utilizados no projeto «Horta à Porta – hortas biológicas da região do Porto», promovido pela Lipor em parceria com os municípios.
Ler mais...


Alerta para a presença da vespa velutina ou asiática no Concelho de Valongo


Com o aparecimento de exemplares de Vespa velutina no Concelho de Valongo torna-se importante proceder ao seu controlo através do plano de ação implementado pela DGAV, pelo que solicitamos a todos os Munícipes (particularmente os que executam atividades nas Serras de Santa Justa e Pias) a comunicação de avistamentos de ninhos (vespeiros) e sua localização para que seja posteriormente determinada a sua destruição.
Ler mais...


Serra de Santa Justa tem centenas de novas árvores


Uma manhã dedicada à plantação de árvores e arbustos autóctones, num terreno florestal na Serra de Santa Justa, com o objetivo de contribuir para a reconversão do coberto vegetal desta Área de Paisagem Protegida Local.
Ler mais...


Valongo comemora Dia da Floresta Autóctone


No dia 23 de novembro, entre as 09h30 e as 14h30, decorreu uma ação de limpeza e controlo de plantas invasoras num terreno florestal da Serra de Santa Justa, como forma de contribuir para a reconversão do coberto vegetal desta Área de Paisagem Protegida Local. No final do trabalho foi dinamizado um piquenique/magusto comunitário, para convívio entre os participantes e comemoração simbólica do Dia da Floresta Autóctone.
Ler mais...


A “Viagem ao Centro da Terra” foi um sucesso


No domingo dia 22 de setembro mais de 30 crianças entre os 6 e os 14 anos participaram numa atividade de iniciação à espeleologia, organizada pelo Alto Relevo – Associação de Montanhismo, com o apoio da Câmara Municipal.
Ler mais...


Concurso "VI®VER A FLORESTA"


A Câmara Municipal de Valongo encontra-se a dinamizar o concurso "VI®VER A FLORESTA", direcionado para os alunos do ensino básico e secundário das escolas públicas e privadas do Concelho. O objetivo é promover a pesquisa, aprendizagem e reflexão em torno deste ecossistema tão relevante para o nosso território, com base na elaboração de histórias ilustradas sobre o tema.
Ler mais...


Dia Mundial do Turismo


No dia 27 de setembro celebrou-se o Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado ao tema “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”, proposto pela Organização Mundial do Turismo.
Ler mais...


Lipor entregou mais equipamentos resultantes da Operação Tampinhas


No dia 18 de setembro teve lugar na Lipor uma cerimónia simbólica de entrega dos equipamentos resultantes da 8.ª fase da Operação Tampinhas. Foram contemplados 36 utentes com cerca de 45.000€ em equipamentos.
Ler mais...


Sensibilização sobre qualidade do ar na Semana Europeia da Mobilidade


Para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada ao tema “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, o Município de Valongo dinamizou sessões de sensibilização sobre qualidade do ar para os alunos do Colégio Santa Joana, em Ermesinde.
Ler mais...


Avisos Agrícolas de Entre Douro e Minho – circular n.º 14/2013


Consulte a circular n.º 14/2013, emitida pela Estação de Avisos de Entre Douro e Minho com o objetivo de divulgar avisos e conselhos úteis para os agricultores:
Ler mais...


Manutenção de plantações florestais na Santa Justa


Nos últimos anos plantaram-se na Serra de Santa Justa perto de oito mil árvores autóctones, com o apoio de diversas entidades e a participação de mais de mil crianças e voluntários.
Ler mais...


Cerca de 90 pessoas caminharam pelos trilhos da Serra de Alfena


A Serra de Alfena e as paisagens que proporciona deslumbraram as perto de noventa pessoas que participaram na caminhada organizada pela Câmara Municipal no dia 30 de junho.
Ler mais...


Jogos e experiências para os mais novos na comemoração do Dia Mundial do Ambiente


O Parque da Cidade de Valongo acolheu no dia 5 de junho diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Ambiente, organizadas pela Câmara Municipal.
Ler mais...


Educação ambiental do Município é exemplo positivo para alunos de mestrado


A Autarquia foi mais uma vez convidada a apresentar a sua dinâmica de educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável na Faculdade de Ciências da UP, para os alunos dos mestrados de Ecologia, Ambiente e Território e de Ciências e Tecnologias do Ambiente. O trabalho desenvolvido é apresentado como um bom exemplo em termos de prática autárquica, o que constitui um reconhecimento e um incentivo para continuar a promover ações nesta área!
Ler mais...


Dia da Terra motivou ação sobre consumo sustentável


A Escola EB 2, 3 Dom António Ferreira Gomes acolheu uma ação de sensibilização para o consumo sustentável, alusiva ao Dia da Terra – 22 de abril.
Ler mais...


- Bom dia, Sol! – ação escolar de sensibilização no Dia do Sol


No Dia Internacional do Sol, que se assinalou a 3 de maio, foram cerca de cem as crianças que, entusiasticamente, deram os bons dias a esta estrela fundamental à vida na Terra.
Ler mais...


Serra de Santa Justa ganha 300 novas árvores


Depois da recente limpeza efetuada a um conjunto de terrenos, a Câmara Municipal de Valongo vai proceder à reflorestação de um terreno situado na Serra de Santa Justa, ao longo do corredor ecológico, mais concretamente na zona das Águas Férreas. Esta ação, que decorrerá no próximo dia 22 de fevereiro, da parte da tarde, contará com a presença de cerca de 30 colaboradores da EDP Gás que, juntamente com os técnicos da autarquia e outros voluntários, irão plantar mais de 300 árvores autóctones.
Ler mais...


Alunos de Sobrado plantaram 200 árvores na Santa Justa


Cerca de 25 alunos da Escola Básica de Fijós (Sobrado), acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, participaram hoje na primeira ação de plantação de árvores no âmbito da iniciativa “Um Toyota, uma árvore”.
Ler mais...


Valongo venceu o concurso “Um Toyota, uma árvore"


O Município de Valongo venceu o concurso “Um Toyota, uma árvore”. Com o contributo dos valonguenses foi possível recolher o maior número de votos e, consequentemente, ser contemplado com a oferta de 3000 árvores. Logo que possível daremos informações acerca da plantação das referidas árvores.
Ler mais...


Ação de limpeza de terreno e plantação de espécies autóctones na Serra de Stª Justa


A reconversão do coberto vegetal das Serras de Santa Justa e Pias, substituindo espécies exóticas por autóctones, tem sido um dos pilares da preservação desta área protegida, pelo que ao longo dos últimos anos têm sido efetuadas diversas ações de plantação que deram origem ao projeto “Plantar Valongo – floresta autóctone" visando a reconversão do coberto florestal ao longo de percursos pedestres e linhas de água.
Ler mais...


Santa Justa recebe mais mil árvores florestais autóctones


No dia 23 de novembro, a partir das 09h00, cerca de duas centenas de pessoas participam na plantação de mil árvores autóctones. Esta ação decorre em terrenos da autarquia situados na Serra de Santa Justa e resulta de uma parceria da Fundação AMI e do grupo SONAE no âmbito do lançamento do portal da sustentabilidade do grupo.
Ler mais...


Controlo de espécie invasora na Santa Justa


Foram identificados vários exemplares de Hakea sericea (háquea-picante) queimados pelo incêndio ocorrido este verão, na Serra de Santa Justa. Quando a árvore morre as sementes são libertadas e projetadas para grandes distâncias criando novos focos de invasão. Foi precisamente esta a situação verificada no terreno, podendo observar-se pequenos pés desta espécie a brotar da terra, na ordem dos milhares.
Ler mais...


Valongo dá um bom destino aos óleos alimentares usados: a reciclagem


Este é o tema do projeto de recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU), que a Câmara Municipal de Valongo aderiu com a Lipor, assim como os municípios associados e a EGI – Gestão de Resíduos, responsável pela recolha, manutenção dos oleões e encaminhamento para a reciclagem de modo a ser possível a sua transformação em novos produtos (o biodisel, por exemplo).
Ler mais...


Das bolotas aos carvalhos - crianças colaboram na reflorestação


Mais de 700 alunos das escolas EB1/JI da Codiceira, Boavista, Montes da Costa, Balselhas e Fijós, uma de cada freguesia do Concelho, colaboraram no projeto “Bem-me-quer”, contribuindo para a recolha de vasos vazios e posterior sementeira de bolotas de carvalho-alvarinho.
Ler mais...


Histórias sobre a floresta


No âmbito do concurso "VI®VER A FLORESTA", vários jovens do Concelho elaboraram histórias sobre este tema.
Ler mais...


Visita internacional de cientistas à Serra de Santa Justa


Um grupo de 30 cientistas esteve em maio de 2011 em Valongo para estudar vestígios de formações geológicas existentes na Serra de Santa Justa e que são datadas do período do Ordovícico. Estas formações retratam geologicamente Valongo há cerca de 490 milhões de anos, altura em que o território era ainda parcialmente coberto por mar.
Ler mais...


Serras de Valongo - Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local


A classificação das Serras de Santa Justa e Pias como Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local foi aprovada por unanimidade na reunião da Assembleia Municipal de 28 de Dezembro de 2010, com publicação no Diário da República de 28 de Janeiro de 2011.
Ler mais...


Um divertido cocas ajuda a sua família a conhecer melhor Valongo!


Deixe-se contagiar pelas cores da Primavera e pelo chamamento das aves e aproveite o bom tempo para conhecer melhor o património natural e as valências ambientais ao seu dispor em Valongo.
Ler mais...


Serras de Valongo marcam presença na revista do CRE_Porto


A revista on line n.º 3 do CRE_Porto contempla diversas referências às Serras de Valongo.
Ler mais...


EU posso salvar o PLANETA - projecto para as escolas de Valongo


A Câmara Municipal de Valongo tem em curso o projecto “EU posso salvar o PLANETA”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o qual contempla uma acção de formação para professores e a dinamização de sessões de sensibilização sobre consumo sustentável nas escolas do Concelho.
Ler mais...


Valongo em 2.º lugar em inquérito nacional sobre recolha de resíduos


A DECO PROTESTE, revista de referência no que respeita a assuntos relacionados com a defesa do consumidor, promoveu um inquérito nacional com vista a avaliar a satisfação da população com a recolha dos resíduos urbanos.
Ler mais...


Sessões escolares sobre Qualidade do Ar


O tema da qualidade do ar, associado à saúde humana e à problemática das alterações climáticas, reveste-se de especial actualidade e importância no contexto do desenvolvimento sustentável.
Ler mais...


Plantação de + 2000 árvores na Serra de Santa Justa


Dando continuidade ao trabalho efectuado em 2007 e 2008, em resultado do qual foram plantadas na Serra de Santa Justa 2500 árvores, incluindo carvalhos, sobreiros, medronheiros e castanheiros, a Autarquia promoveu no Outono de 2009 uma nova acção de reflorestação.
Ler mais...


GREEN PROJECT AWARDS 2009 - MENÇÃO HONROSA PARA O MUNICÍPIO DE VALONGO


O Green Project Awards é um prémio de reconhecimento criado pelo Grupo GCI, em parceria com a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente, que conjuga o equilíbrio ambiental, económico e social. Trata-se de um projecto pioneiro no nosso país, com o intuito de promover a sustentabilidade e incentivar a inovação e o desenvolvimento de projectos  “verdes".
Ler mais...


Recolha selectiva de roupa e calçado


O Município de Valongo e a Wippytex, Lda têm um protocolo de cooperação para a recolha selectiva de roupa e calçado usado para reciclagem, em todo o Concelho de Valongo.
Ler mais...


A qualidade do ar assume vital importância no nosso Concelho


No âmbito do Programa de Melhoria da Qualidade do Ar na Região Norte, a Câmara Municipal de Valongo estabeleceu, em Abril de 2009, um Protocolo de Colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), para assim se constituir uma base de colaboração que possibilitará o desenvolvimento de acções conjuntas no âmbito da melhoria da qualidade do ar.
Ler mais...


Serras de Valongo em destaque na televisão!


As Serras de Santa Justa e Pias protagonizaram uma reportagem muito interessante, conduzida pelo jornalista Luís Henrique Pereira, com imagem de José Salvado e edição de Virgílio Matos.
Ler mais...


Já percorreu o Corredor ecológico?


Este percurso tem início no Parque da Juventude, seguindo pelo Parque da Cidade até à Azenha. Pode-se continuar depois até Couce e percorrer seguidamente alguns caminhos florestais de Pias.
Ler mais...


Compreender a importância científica das Serras de Valongo com o apoio da Ciência Viva


A Câmara Municipal de Valongo candidatou-se em 2006 a um programa de apoio à cultura científica e tecnológica, coordenado pela Agência Ciência Viva, com a comparticipação do FEDER.
Ler mais...


Compostagem Caseira - Projecto "Terra à Terra"


O Projecto de Compostagem Caseira “TERRA À TERRA”, dinamizado pela LIPOR em parceria com os Municípios Associados, nos quais se inclui esta Autarquia, visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações. Se está interessado em fazer compostagem, se tem idade superior a 18 anos e reside em habitação permanente com jardim inserida na área de intervenção da LIPOR (nomeadamente no Concelho de Valongo), pode inscrever-se neste projecto.
Ler mais...


Operação Restauração 5 Estrelas


No âmbito do projecto "Operação Restauração 5 Estrelas", esta Autarquia em colaboração com a LIPOR, iniciou a recolha de resíduos orgânicos em grandes produtores (restaurantes, cantinas de instituições, etc.) numa zona piloto.
Ler mais...

Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt