Para uma página acessível prima Alt + 1 seguido de Enter.

Inaugurada Horta Biológica Ponte da Presa


O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou no sábado dia 29 de março a Horta Biológica Ponte da Presa. Localizada nos terrenos do antigo horto municipal, a horta ocupa uma área total de 2400 metros quadrados. Nos 49 talhões, já crescem morangos, pencas, rúcula, brócolos e tomates, entre outros produtos hortícolas.

Em pleno centro urbano da cidade de Valongo, todos os dias, dezenas de horticultores usufruem dos benefícios da agricultura biológica. “Este conceito de hortas é o caminho certo. Vamos criar condições para uma mudança de comportamentos e para promover o espírito comunitário”, considerou o autarca. Na cerimónia de inauguração, José Manuel Ribeiro revelou que a autarquia pretende promover hortas em aproximadamente 20 mil metros de terrenos.

A Horta Biológica Ponte da Presa é a 37.ª do projeto «Horta à Porta», promovido pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Além do acesso a alimentos mais saudáveis, frescos e saborosos, os praticantes de agricultura biológica ganham qualidade de vida, exercício físico e convívio. A agricultura biológica não utiliza fertilizantes nem pesticidas químicos ou sintéticos, respeitando os processos biológicos naturais. Neste projeto, é obrigatório praticar a compostagem caseira, uma forma de reaproveitar os desperdícios orgânicos para fertilizar a terra. A Lipor assegura a formação dos horticultores, tendo também oferecido os compostores e os abrigos para as ferramentas agrícolas.

convite para a inauguração da horta

Voltar atrás
Pesquisa do site

 

Ligação ao Website da 

Câmara Municipal de Valongo (nova janela)Ligação do Parque Paleozóico Ligação ao Website do 

Roteiro de Minas (nova janela) 100 mil rvores Stios AMP Informacao transporte para Valongo Testemunhos dos muncipes Ligação a uma 

versão do site mais acessível



Nº de Visitas Diferentes:

 

Câmara Municipal de Valongo - Todos os Direitos Reservados - 2008

 

Gestão de Conteúdos: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Autoria e Imagem: Eng. João Moutinho

Powered by Exponent

 

cmia@cm-valongo.pt