Terminou com balanço positivo mais uma edição do Há Festa na Aldeia. No fim de semana de 5 e 6 de julho, o evento levou à aldeia de Couce milhares de pessoas, que usufruíram de variadíssimas atividades em contacto com a Natureza.
Slide, arvorismo, canoagem e passeios a cavalo foram algumas das iniciativas dinamizadas pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) em parceria com o Município de Valongo. A festa incluiu ainda as típicas banquinhas com artesanato e petiscos, teatro, música e dança.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o sucesso do Há Festa na Aldeia vem, uma vez mais, confirmar a vocação do concelho como primeiro destino da Área Metropolitana do Porto para atividades outdoor. Localizada nas margens do Rio Ferreira, de acordo com o autarca, “Couce é a pérola das Serras de Santa Justa e Pias”.
A edição 2014 do Há Festa na Aldeia em Couce contou com os patrocínios das empresas Recivalongo – Gestão de Resíduos Lda, Be Water – Águas de Valongo e CAPA – Engenharia e Construções Metalomecânicas, S.A.
Além destes importantes apoios, este projeto da ADRITEM teve como parceiros a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Valongo, a ARCA, a H e U – Cucos e Cucas, a Quinta de Junceda – Eco-living project, o Centro Hípico de Valongo, o Clube BTT Valongo – LongusBike, o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, os Escuteiros de Valongo e Alfena, o projeto BiscoiTOP, o Hostel Romano, a Retorta e a Casa Agrícola de Campo.
“Há Festa na Aldeia” é um projeto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atratividade em espaços rurais com características próprias – Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque, precisamente as cinco “Aldeias de Portugal” em Terras de Santa Maria.
Promovido pela ADRITEM em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo, o projeto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento ativo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.